Marcio Sam
Marcio Sam iniciou sua carreira em 2002, em Recife/PE. Participou de vários cursos livres de teatro, a maioria no Teatro Valdemar de Oliveira, pelo grupo TAP, um dos mais antigos e respeitados grupos de teatro do Recife. Em 2005, participou da oficina "Labô-Espetáculo", onde foi convidado a integrar o grupo. Junto com o "Labô-Espetáculo", desenvolveu um ano de pesquisa do trabalho do ator, sobre o Método das Ações Físicas (Stanislavski/Grotowski), do Treinamento Pré-Expressivo e da Pesquisa Biomecânica, dirigido e orientado por Murilo Freire. Realiza, com o grupo: "Labô-Espetáculo discute Cena", debates realizados na livraria Cultura do Recife, sobre a cena cultural recifense.
Participou do festival do Recife com a peça Como Nasce um cabra da Peste, dirigido por Rogério Costa, espetáculo que ganhou o prêmio de melhor figurino.
Integrou, ainda, o elenco das peças: Berro D'água, uma homenagem ao poeta pernambucano Carlos Pena Filho, dirigido por Marcos Portela; A Comédia do Amor, de Miguel de Cervantes, dirigido por Marcos Portela; Sítio do Pica Pau Amarelo, clássico infantil de Monteiro Lobato, dirigido por Marcos Antônio; Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare, dirigido por Marcos Portela, entre outras.
No final de 2006, Marcio Sam muda-se para o Rio de Janeiro, onde participa da peça Dá um Jeitinho Aí!, Texto de Rogério Blat, dirigido por Ernesto Piccolo. O espetáculo foi considerado, pela crítica Bárbara Heliodora, como sendo o melhor espetáculo do ano de 2007.
Em 2008, Marcio Sam interpreta a personagem Zezé, na novela Duas Caras, seu primeiro trabalho na TV. A novela foi escrita por Aguinaldo Silva e teve a direção geral de Wolf Maya, que foi ao ar na Rede Globo.
Nesse mesmo ano, participou da seleção para o projeto teatral Clandestinos, com direção do dramaturgo e diretor João Falcão. Entre três mil candidatos, Marcio Sam foi selecionado, com mais vinte e nove atores, para participar das oficinas ministradas por João Falcão e Adriana Falcão. Em 2010, o ator foi convidado para uma participação na série Clandestinos vivendo a personagem Zé de nada, que foi ao ar em Novembro de 2010 pela Rede Globo.
No cinema, participou do longa-metragem O dia em que Fred Saiu do Armário, dirigido por Rogério de Souza, e dos curtas-metragens Desconstrução, com direção de Renata Prado; Blefe, dirigido por Ronaldo Tasso; Apnéia, por Soni Adilio; Ou ela ou Eu, por Vanessa Souza; Fuga, sob a direção de Guilherme Garcia; Só a Cabecinha, direção de Alex Côrtes; Superfície das mentiras Arrumadas, dirigido por Thaís Inácio e Elder Torres, e No Meio da Poeira de dentro de Mim. dirigido por Etiene Rocha e roteirizado por Marcio Sam e Thaís Inácio. Participou ainda do média-metragem Carnaval...Carnaval..., dirigido por Alceu Kunz.
Na publicidade, protagoniza a campanha de lançamento do novo carro da Renault, o Sandero Stepway, em 2009, em 2010, participa do comercial da cerveja Devassa; em 2010/2011, atua no comercial da Skol.
Atualmente, Sam integra a Epifanias Produções, produtora que abriu junto com a Thaís Inácio e Alarisse Mattare, e está no elenco da peça Cordel do Amor sem Fim, pela qual foi indicado como melhor ator no Festival de Cubatão em São Paulo, e participa da Oficina de interpretação para Cinema e TV, na escola Artcênicas, do Antônio Amâncio.
Relação dos trabalhos realizados
CINEMA
2011- Quando A Primavera Chegar - Diretor Claudio Bonnard
2010 – Curta Metragem: Desconstrução – Diretora – Renata Prado
2010 – Curta Metragem: Desconstrução – Diretora – Renata Prado
2010 - Longa Metragem: Blefe – Direção – Ronaldo Tasso
2009 - Longa Metragem: Carnaval...Carnaval... - Diretor - Alceu Kunz
2009 - Curta Metragem: No meio da Poeira de dentro de mim - Diretora - Etiene Rocha.
2009 – Curta Metragem: Mais Uma de amor – Diretora – Vanessa Souza.
2008 – Curta Metragem: APNÉIA – Diretor, Soni Adílio
2008 – Curta Metragem: Ou ela ou Eu – Diretora, Vanessa Souza.
2008 – Curta Metragem: FUGA – Diretor, Guilherme Garcia.
2008 - Curta Metragem: A superficie das Mentiras Arrumadas - Diretor - Elder Torres.
2007 – Curte Metragem: “Só a cabecinha” - Diretor - Alex Cortes.
2005 – Longa Metragem: O dia em que Fred Saiu do Armário – Diretor - Jorge Souza
TV
2011 - Participação - Novela Vidas em Jogo - Rede Record
2010 – Participação na série “CLANDESTINOS” – Direção Geral de João Falcão. A série foi exibida no segundo semestre de 2010 pela REDE GLOBO. (Personagem Zé de Nada)
2010 – Participação na série “CLANDESTINOS” – Direção Geral de João Falcão. A série foi exibida no segundo semestre de 2010 pela REDE GLOBO. (Personagem Zé de Nada)
2008 – Elenco de apoio na novela Duas Caras – Direção Geral, Wolf Maya. Rede Globo, de setembro/2007 a maio/2008. (Personagem Zezé)
2004 – Especial de São João: Fogueiras das paixões – Especial de São João, que conta a história de um triangulo amoroso, foi ao ar, pela TV Guararapes do Recife – PE,
PUBLICIDADE
2010/2011 – Comercial exibição nacional da Skol, Queda livre, que faz parte da campanha "Um por todos e todos por uma".
2009 - Campanha publicitária de lançamento do novo carro da Renault "Sandero Stepway"
2008 - Vídeo institucional para treinamento dos funcionários da Ortobom.
TEATRO
2010/2011 – Cordel do Amor sem Fim – A história de três irmãs, Teresa, Carminha e Madalena, é contadapor um Cordeleiro que traz nos versos de sua viola o riscado do destino destas mulheres, seus segredos
e seusamores. (Indicado ao prêmio de melhor ator no XIII FESTAC, festival de Teatro em São Paulo).
2008/2009 – E agora Inês – Texto e direção: Livio Rocha,
2008 – Projeto Clandestinos – Com direção de João Falcão. Entre três mil candidatos, Marcio Sam foi selecionado com mais vinte e nove atores para participar das oficinas ministradas por João Falcão e Adriana Falcão.
2007 – Dá um Jeitinho Aí! – Dirigido por Ernesto Piccolo, Texto do Rogério Blat, coreografia da Sueli Guerra, preparação vocal Rose domingos e Adriana Piccolo, música do Fernando Moura. A peça ficou em cartaz no Rio de Janeiro/Niterói
2006 – A Comédia do Amor – Peça de Miguel de Cervantes, foi Dirigida por Marcos Portela. Apresentada no Teatro Valdemar de Oliveira em Recife – PE
2005 – Sonho de Uma Noite de verão – Peça de William Shakespeare, com direção de Marcos Portela, teve sua estréia no Teatro Valdemar de Oliveira seguida foi convidada a participar do Festival de Teatro de Pernambuco, onde foi apresentada no Teatro do Parque no Recife – PE
2003 – Como Nasce um cabra da Peste – Peça de Mario Souto Maior, dirigida por Rogério Costa. Este espetáculo foi selecionado para participar do Festival do Recife, onde foi o ganhador na categoria: melhor Figurino.
2003 – Berro D’água – Peça dirigida por Marcos Portela, é uma homenagem ao grande poeta Pernambucano Carlos Pena Filho, que também atuou como compositor em parceria com Capiba. A peça ficou em cartaz no Teatro Valdemar de Oliveira no Recife – PE.
2000 – Sítio do Pica Pau Amarelo – A conhecida obra de Monteiro Lobato, foi apresentada em vários teatros do Recife, atuando como projeto escola, Recife – PE.
FORMAÇÃO
2011- Oficina de interpretação para Cinema e TV, na escola Artcênicas, do Antônio Amâncio, ministrado por Roumer Canhães e Daniel Chagas.
2010 – Curso de formação Audiovisual – Realizado pela Cufa em Parceria com a UFRJ.
2010 – Curso de formação Audiovisual – Realizado pela Cufa em Parceria com a UFRJ.
2010 – Oficina de Acrobacia aérea realizada pela Intrépida Trupe no Rio de Janeiro, ministrado por Rafael Rocha.
2008 - Oficina para TV e Cinema, ministrado pelo diretor, Roberto Jabor. 2005 – Oficina “Labô-Espetáculo” para Atores iniciados – Realizado no Teatro Santa Isabel no Recife, a oficina é de expressão corporal e vocal, conduzido pelo diretor Murilo Freire, tendo como objetivo principal o treinamento diário do ator, através de exercícios específicos para interpretação.
2006 – Ator Pesquisador do grupo de Teatro “Labô-Espetáculo” onde desenvolveu junto com este grupo um ano de pesquisa do trabalho de ator sobre cerca do Método das Ações Físicas (Stanislavski/Grotowski), do Treinamento Pré-Expressivo e da Pesquisa Biomecânica, dirigido e orientado por Murilo Freire.
2005 – Curso de Arte dramática avançado – Realizado no Teatro Valdemar de Oliveira – PE / com Direção de Marcos Portela.
2003/2004 – Curso de Arte dramática – Realizado no Teatro Valdemar de Oliveira, Recife / PE, com direção do Rogério costa, participante do grupo teatral TAP.
2003/2004 – Curso de Arte dramática – Realizado no Teatro Valdemar de Oliveira, Recife / PE, com direção do Rogério costa, participante do grupo teatral TAP.
Habilidades - Canto, violão e Dança.